quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Origem da familia Coelho










É provável que o sobrenome (ou apelido) Coelho provenha de Portugal ou de terras ocupadas pelos portugueses. Segundo a fonte Genealogia - Famílias das Flores e do Corvo (Açores) os Coelhos são descendentes de D. Soeiro Viegas Coelho, que se diz ter sido o primeiro deste apelido, por tomar a terra de Coneja, embora alguns autores defendam que já o pai tinha este apelido, tirado da quinta da Coelha. De D. Soeiro sabe-se que foi casado com D. Mor Mendes, filha de D. Mem Moniz de Gandarei, o primeiro a entrar em Santarém quando D. Afonso Henriques tomou a vila aos mouros (28). Segundo Diogo das Chagas (29), D. Soeiro Viegas ganhou o apelido na guerra que fazia aos mouros “com segredo e resguardo”, que “parecia ir por minas por debaixo do chão a buscá-los e pelejar com eles e assim disseram a el-rei gabando seus feitos e assaltos, que minava por baixo do chão como coelho”. Nas Flores, o primeiro deste nome terá sido Baltazar Coelho da Costa (30), avô paterno de frei Diogo das Chagas, filho de João Coelho – no manuscrito do “Espelho Cristalino”, com tinta e caligrafia diferente, foi acrescentada uma nota referindo que João Coelho só teve um filho (Bento Coelho, que casou com Inês da Ponte, neta do segundo senador João da Ponte), pelo que, a ser assim, este é que seria o pai de Baltazar Coelho da Costa e dos demais irmãos – e de Catarina Rodrigues da Costa, que se haviam estabelecido na Terceira, vindos de Guimarães. Baltazar Coelho da Costa, que fora casado em primeiras núpcias com Ana Cabeceiras, de quem teve uma só filha, que não deixou descendentes, casou segunda vez nos Altares, com Violante Valadão, fixando-se mais tarde nas Flores, para onde já levou consigo seis filhos, já “homens” mas todos ainda solteiros. A ida de Baltazar Coelho para as Flores é posterior à dos que chegaram com Gomes Dias Rodovalho, por volta de 1504-1505, mas foi já nesta ilha que nasceu o seu filho Mateus Coelho da Costa, pai do padre Inácio Coelho, ali nascido em 1575.

96 comentários:

Tânia disse...

Olá linda! Não consigo aceder ao teu outro blog. Beijocas

mayara disse...

oiii tambem faço parte da familia

Talita disse...

Oie!! Olha só que interessante. Estava procurando a origem do meu meu sobrenome (Coelho) e achei o seu blog. Será que nós somos parentes??

Talita disse...

Só que eu nasci e moro no Brasil, nunca fui a Portugal

eduardo disse...

gostei desse estudo,mas como foi a chegada da familia coelho ao Brasil?e como se deu sua expansão?
poderia me responder?e-mail du-s-coelho@hotmail.com

nixon disse...

ADOREI A INICIATIVA ESSE BLOG COM CERTEZA ATRAIRA MUITOS COELHITOS E COELHITAS.RSRSRS.

Comentando disse...

Meu sobrenome tbm é Coelho,todos os coelhos são parentes??????

COELHO disse...

Por favor me ajude estou fazendo uma pesquisa sobre a minha familia e sou tiago coelho necessito de ajuda para poder achar alguns parentes

Anônimo disse...

Eai galera satisfação eu tbm faço parte dessa familia..
By
Jhonnathan Coelho dos Santos, filho de Lucimar Luiz coelho, neto de Vicente Coelho linhrares ou linhares coelho esqueci neste momento a ordem certa..
vlw ae e se alguem conhece ou conheceu um de nós por favor entrar em contato pelo msn jhoe08@hotmail.com

William disse...

oi minha avó é coelho
e ela diz que os primeiros coelho era judeus fugidos de suas terras por persigição, e botaram nome de animais em seus sobrenomes portugueses pra fugirem e ficar em portugal. procede ?

Lidiane disse...

Será que a família Coelho é uma só?Se sim enrão somos todos parentes....

Tânia Regina Coelho disse...

Oi!!!!
Faço parte dessa família....

Vanessa disse...

Também faço parte da família,queria saber se somos uma família só e se nessa época o sobrenome dos senhores também eram colocados nos escravos?

Anônimo disse...

se calhar somos todos da mesma origem...eu sou coelho o meu pai tb a minha avo tb e a minha visavo tb foi e sei que esteve no brasil e veio para portugal isto nos inicios do seculo xx

Anônimo disse...

Olaa tmb façoo parte dos Coelhos

jts disse...

Chamo-me José Teixeira da Silva e sou natural e residente na vila e concelho de Mondim de Basto, (Portugal).
Estou a escrever um livro que tem por título: "A história da linhagem da família Pinto Coelho".
Pois bem. Este meu trabalho, tem a ver com a fusão dos Pintos e dos Coelhos desde o século nono,cuja origem teve lugar no "Castelo de Arnóia ( Celorico de Basto ), por volta de 868.
Sendo a família dos Pintos Coelho, das mais importantes de Portugal, obviamente que o meu trabalho me encheu de júbilo e de alegria.
É muito complicado o encontro dos Pintos com os Coelhos, mas depois da fusão transformaram-de numa grande família.
Brevemente darei conta da conclusão deste trabalho.
Um ab. a todos.
Teixeira da Silva

A CONSULTORIA disse...

Legal sua iniciativa, adorei....
Eu sou nascido no Brasil, porém, bem portugues, sou Virgilio da Costa Coelho, curioso é que o nome do primeiro segundo vc é Baltazar coelho da Costa, não estaria invertido....????, nesse mundão ta cheio de Coelhos, afinal, somos procriadores... rsrsrsrsrs.

Ana Paula disse...

oii!!! também sou coelho!!!

Ana Paula disse...

sou ana paula coelho e sou de são paulo..

Tereza Aurora Neves Coelho disse...

Olá,eu tbm sou coelho,sou de Cabo-Verde,tenho estado a pesquisar pra ver se descubro a origem da minha familia e gostaria que me ajudassem.
Meu bisavo era João da Cruz Coelho e meu trisavo José Lino Coelho.Ouvi dizer que veio da India
Tereza Coelho

max andrade coelho disse...

opa.
meu nome é Max Andrade Coelho, será que consigo alguma informação de onde surgiu meus avos...

Marlene disse...

Oi! Eu sou Marlene T.F. Coelho, também faço parte da família Coelho.

Artigos Científicos da Naturoterapia disse...

Sou Reinaldo Coelho de Andrade, meu pai Atalibio Coelho de Andrade, meu avó Manoel Coelho de Andrade....mas meu bisavó chamava-se Manoel Andrade Coelho....tenho informações que fugiram da guerra dos farrapos R.G.S. e vieram ao Pr. se estabeleceram em Campo Largo....estou a procura da origem....Portugal??....Ilhas dos Açores??...ou da Madeira??....

MARCO GOMES disse...

ALO SRTA EM PIRANGA EXISTE A ANTIGA FAMILIA COELHO, E BASEADO NUMA CINCO FAZ EM FORMA DE UMA ESTRELA, SEMELHANTE AOS CINCO COELHOS DO BRASAO. PARECE QUE MATAMOS A CHARADA DO TEMPLO PENTAGONAL.DAS CINCO FAZENDAS EM PIRANGA E REGIAO, DE NOME BOA ESPERANÇA

DAYANA disse...

Queria saber se tenho mais parentes nesse mundo, pois tinha uma bisavó turca outra bisavó africana e os bisavô um era de portugal outro italiano, então minha curiosidade é, será q ainda tenho parentes nesses países??Se sim como manter contato com eles?Referente o sobre nome falarão para mim que era turco pois os nomes turcos tem sobre nomes de animais.

Blog do José Elson disse...

De todos os meus ancestrais pesquisados, encontrei apenas um "Coelho". Trata-se de Simião Coelho de Bulhões, meu hexavô (6º avô), que deixou seu registro em inventário realizado em 1780. Residia na fazenda Jaburú, ribeira de Crateús, Ceará.

regina coelho disse...

Oi, também tenho Coelho no Sobrenome.Nasci em Alcobaça - Portugal, e aí tem Coelho até mais vêr... Tenho primos do Estados Unidos (Coelho também). Enfim, realmente somos uma família enorme.

regina coelho disse...

Tenho no meu sobrenome Coelho. Sou de Alcobaça Portugal (embora tenha vivido muitos anos no Brasil)e nesta cidade há Coelho demais...

Nalú Coelho Gomes disse...

Olá!!!
Sou de Santa Catarina, também sou Coelho (sobrenome de solteira), meus bisovôs são Joaquim e Catarina Coelho.
Ficaria feliz em saber se temos algum parentesco com o relato do seu texto.
Grande beijo no seu coração

coelho disse...

meu sobrenome tambem é coelho eu faço parte da familia?como o sobrenome coelho chegou ao brasil

Angélica Gerotto disse...

gostaria de saber se alguem tem parestesco com ANTONIO COELHO casado com ANA MARIA DE JESUS
grata

Angélica Gerotto disse...

gostaria de saber se alguem tem parestesco com ANTONIO COELHO casado com ANA MARIA DE JESUS
grata

Ana & Carolina disse...

Pessoal se vcs tem perfil publico respondo caso contraio não consigo mesmo!!!

Anônimo disse...

Oie galera!!!!!
Também pertenço a este povo grande
Meu nome é Nilséia Almeida coelho
Filha de Antonio Coelho e Conceição de Almeida Coelho,nascida em Ibaiti Pr.

amanda coellho disse...

tbm sou coelinha! se algum dos meus priminhos coelhos quiser mantr contato,meu msn eh amanda_sohlove@hotmail.com

anonimo disse...

familia coelho ! e noiis !EU SOU COELHO COM MUITO ORGULHO !"

Gonçalo Coelho disse...

é pah...
tou a ver que nos somos muitos coelhos...=)
sou de braga e por ca o que nao faltam sao coelhos...
gostava mesmo muito de saber a origem deste nome e se por ventura temos todos a mesma linhagem e se partilhamos um pouco do mesmo sangue...

katia disse...

Gostaria muito d saber se todos q tem o mesmo sobrenome coelho é da mesma familia quer dizer somos parentes?? queria muito trocar umas ideias, acho q os coelhos qconheço se parecem muito d personalidade. bom sou coelho e moro no ceara. porfavor me respond

katia disse...

Ana como faço pra gente poder trocar uns emal, mas ñ queria colocar publico por precausão d algumas brincadeiras q podem surgir.Como faço???

Anônimo disse...

ola coelhos de todo o brasil....
me ajudem porfavor.
tenho meu pai desaparecido.
o nome dele é
jorge coelho de paiva,cidade do rio de janeiro,são gonçalo.
se alguem tiver alguma noticia por favor liguem para tel:8816-4581
email-jorge.luiz80@oi.com.br


obrigado....

sos macaé disse...

eu me chamo maria elisa coelho nunes,e não conheci minha avó que se chamava maria coelho.o nunes é do meu avô.tento encontrar parentes sou de macaé.

quemtemouvidosparaouvir disse...

Bom dia!
Minha mãe, Maria Coelho de Ávila, o pai dela, Joaquim Coelho de Ávila casado com Maria dos Prazeres Coelho de Machado(eram primos), o pai dela de minha avó chamava-se André Delfino de Machado, minha mãe nasceu em São Joaquim, SC, só que pelo que sei, a família veio do norte, era o que ela sabia, nascida em 1925 e falecida em 1996. Gostaria de saber se todos os Coelho, são de uma só raíz!

Ana Paula Coelho disse...

A minh familia tambem veio do norte ( Natal R.N )+ hj eu moro em São Paulo S.P.

jean coelho disse...

oi tbm sou coelho gostei da tua pesquisa sou de porto alegre coelhos do rio grande do sul família se estabeleceu em são Gabriel no inicio do seculo 20 minha vó se chama maria luiza pilar coelho e meu vó elio moreira coelho gostaria de mais noticias sobre essa pesquisa se podes me enviar meu Email é jhyancarlocoelho@hotmail.com
obrigado

jean coelho disse...

olá coelhos ..faz algums anos q estou procurando meu tio edgar pilar coelho,faz muitos anos q ele se mudou do rio grande do sul para o rio de janeiro e nunca mais deu noticias e minha vó continua sofrendo com a falta de noticias dele se alguém souber alguma coisa por favor entrar em contato pelo email.jhyancarlocoelho@hotmail.com

Ana Paula Coelho disse...

Oi!! td bem , meu nome é Ana Paula Coelho Moreira , Olha q coinsidencia !!!!; Sou de Natal (R.N ) + moro em São Paulo (S.P)..

david rogge coelho dos reis disse...

sou david rogge coelho dos reis, filho de maria odete freire coelho, filha de marta aurora da fonseca lima e jose coelho, marta autora da fonseca lima(nona), filha do cel. joao soares da fonseca lima de macaiba rio grande do norte.

Mariana Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariana Coelho disse...

Souu mas uma, daa grandee família COELHO...coloca grande nissoo,kkkk...bom, meu nome é Mariana Coelho Abreu da Fonseca. E ficoo muiito feliz, em participar dessa famíliaaa...bjoss pra todos os coelhinhos e coelhinhass...kkkkkk S2

Anônimo disse...

MEU NOME E JOSE COELHO DA SILVA MEU PAI SE CHAMAVA ANTONIO COELHO DE MOURA E MINHA MÃE ROSALINA FRANCISCA DE JESUS SOU DA CIDADE DE DESTERRO DE ENTRE RIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS.GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS COELHOS SÃO ERDEIRO DA FAMOSA ERANÇA DO B ARÃO DE COCAIS ENTRE EN CONTATO MEU EMEIO jose3338@globomail.cm

Anônimo disse...

MEU NOME E JOSE COELHO DA SILVA MEU PAI SE CHAMAVA ANTONIO COELHO DE MOURA E MINHA MÃE ROSALINA FRANCISCA DE JESUS SOU DA CIDADE DE DESTERRO DE ENTRE RIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS.GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS COELHOS SÃO ERDEIRO DA FAMOSA ERANÇA DO B ARÃO DE COCAIS ENTRE EN CONTATO MEU EMEIO jose3338@globomail.cm

Anônimo disse...

MEU NOME E JOSE COELHO DA SILVA MEU PAI SE CHAMAVA ANTONIO COELHO DE MOURA E MINHA MÃE ROSALINA FRANCISCA DE JESUS SOU DA CIDADE DE DESTERRO DE ENTRE RIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS.GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS COELHOS SÃO ERDEIRO DA FAMOSA ERANÇA DO B ARÃO DE COCAIS ENTRE EN CONTATO MEU EMEIO jose3338@globomail.cm

Anônimo disse...

MEU NOME E JOSE COELHO DA SILVA MEU PAI SE CHAMAVA ANTONIO COELHO DE MOURA E MINHA MÃE ROSALINA FRANCISCA DE JESUS SOU DA CIDADE DE DESTERRO DE ENTRE RIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS.GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS COELHOS SÃO ERDEIRO DA FAMOSA ERANÇA DO B ARÃO DE COCAIS ENTRE EN CONTATO MEU EMEIO jose3338@globomail.cm

Anônimo disse...

MEU NOME E JOSE COELHO DA SILVA MEU PAI SE CHAMAVA ANTONIO COELHO DE MOURA E MINHA MÃE ROSALINA FRANCISCA DE JESUS SOU DA CIDADE DE DESTERRO DE ENTRE RIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS.GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS COELHOS SÃO ERDEIRO DA FAMOSA ERANÇA DO B ARÃO DE COCAIS ENTRE EN CONTATO MEU EMEIO jose3338@globomail.cm

Anônimo disse...

MEU NOME E JOSE COELHO DA SILVA MEU PAI SE CHAMAVA ANTONIO COELHO DE MOURA E MINHA MÃE ROSALINA FRANCISCA DE JESUS SOU DA CIDADE DE DESTERRO DE ENTRE RIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS.GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS COELHOS SÃO ERDEIRO DA FAMOSA ERANÇA DO B ARÃO DE COCAIS ENTRE EN CONTATO MEU EMEIO jose3338@globomail.cm

Anônimo disse...

MEU NOME E JOSE COELHO DA SILVA MEU PAI SE CHAMAVA ANTONIO COELHO DE MOURA E MINHA MÃE ROSALINA FRANCISCA DE JESUS SOU DA CIDADE DE DESTERRO DE ENTRE RIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS.GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS COELHOS SÃO ERDEIRO DA FAMOSA ERANÇA DO B ARÃO DE COCAIS ENTRE EN CONTATO MEU EMEIO jose3338@globomail.cm

Anônimo disse...

MEU NOME E JOSE COELHO DA SILVA MEU PAI SE CHAMAVA ANTONIO COELHO DE MOURA E MINHA MÃE ROSALINA FRANCISCA DE JESUS SOU DA CIDADE DE DESTERRO DE ENTRE RIOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS.GOSTARIA DE SABER SE TODOS OS COELHOS SÃO ERDEIRO DA FAMOSA ERANÇA DO B ARÃO DE COCAIS ENTRE EN CONTATO MEU EMEIO jose3338@globomail.cm

claudia disse...

OLá meu nome é claudia coelho...e há alguns anos venho tentando encontrar alguns parentes que temos em Portugal, mas todas as tentativas fracassaram ...o nome do meu avô era Joaquim Coelho ... filho de TORQUATO COELHO SAMPAIO E ANA DAS NEVES , e como se chamavam os meus bisavos , estamos tentando encontrar parentes aqui no brasil e em portugal,pois desde que meu avo faleceu minha vo tem vontade de conhecer algum irmão, pois pelo que ela fala, o meu avô ainda teria irmãos em Portugal....

Anônimo disse...

Ola apesar de n ter o sobrenome minha vo tinha e tenho primas com sobrenome coelho bjs...

Professora Enecí disse...

Oi
Faço parte da família Coelho,por parte de pai.
Meu nome é Enecí Dourado Coelho do Passos.
Passos sobrenome do marido.
Dourado por parte de meu avô que veio para o Brasil com 12 anos.

Anônimo disse...

Oi! sou da família COELHO MOREIRA que pela informações é de Porto.

isaura disse...

Que interessante!!! eu tambem sou da familia COELHO..de Goias.. meus avos(que eram primos) e bisavos eram COELHO. Somos 9 irmaos e moramos ha 160 km de Goiania...aqui na minha cidade os Coelhos sao numerosos( kkk como os animais msmo) Sao bem conhecidos na cidade. bjos a todos

piedade Coelho disse...

será que somos parentas, sou coelho da cidade de São José de Piranhas, estado da Paraiba-Brasil. Você consegue me ajudar a encontrar a orem dos colehos daquela região?Agradeço P.Coelho

ARTE EM LEMBRANÇAS disse...

Olá, gostei muito de saber um pouco mais dessa história!!!
Também sou uma coelhinha (Suélen Cristina Coelho)!!!!

Bjsssss

blog do lucas disse...

eu sou lucAS CARvalHO cOElho

Caco disse...

Gostei muito de saber um pouco mais sobre da historia,sou tambem um Coelho,Marco Antonio Coelho,moro no rio grande do sul,eu só quero saber se todos os coelhos são parentes.Qual quer coisa entre em contato cmg meu email cacocoelhocoi@ibest.com.br .

Ana Coelho disse...

Pela pesqueisa que fiz na net, essa é a Historia mas atualizada e completa da Familia Coelho!

http://www.webartigos.com/artigos/familia-coelho/38211/

marcelo juliano disse...

acho que tambem faço parte desta familia , me chamo marcelo Juliano coelho sou filho de Antonia coelho neto de Milton coelho

Anônimo disse...

Oiii... Eu tb sou uma coelinha, me chamo Mariane Coelho Robl... :D

Diana Coelho disse...

Sou Diana Coelho, de Vila Nova de Gaia :)

Diana Coelho disse...

Sou Diana Coelho, de Vila Nova de Gaia, Portugal! :)

Anônimo disse...

Que maneiro!
Meu nome e GILSINEI DOS REMEDIOS COELHO.
E amo meu sobrenome e adorei saber
que existe pessoas enteresadas
na nossa FAMILIA!!!!

Emerson da costa coelho disse...

Emerson da Costa Coelho,procurava há tempo o brasao da familia coelho e
gostei é muito bonito

Anônimo disse...

Coelho meu pai era de Açores Portugal

maria teixeira de oliveira coelho disse...

OLA SOU MARIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA COELHO, MORO EM RONDONIA E A NOSSA FAMILIA E GRABDE VIERAM DO ESPIRITO SANTO ABRAÇOS.

19 DE JANEIRO DE 2013.

maria teixeira de oliveira coelho disse...

OLA SOU MARIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA COELHO, MORO EM RONDONIA E A NOSSA FAMILIA E GRABDE VIERAM DO ESPIRITO SANTO ABRAÇOS.

19 DE JANEIRO DE 2013.

Vitória disse...

Meu avô veio de Portugal Henrique de Almeida Coelho! Meu nome é Vitória e gostaria de saber mais sobre a origem da minha familia!!

Leticia Oliveira disse...

também tenho o sobrenome coelho :D

Leticia Oliveira disse...

também tenho o sobrenome coelho :D

Léia L'Rouge disse...

OI coração a minha vó também era da família coelho, Benedita Coelho Pinto, A família coelho e uma só?

nelson disse...

Familia Coelho aqui com a cenoura de Roma.

Gleydson disse...

SOU COELHO E QUERO ENCONTRAR MEUS PARENTES QUE MORAM EM PORTUGAL, OS MEUS AVOS E BIS AVÓS, DESEMBARCARAM EM MINAS E DEPOIS SE SEPARARAM, NOSSA FAMILIA É GRANDE MAS PRECISO ENCONTRALA PODE AJUDAR, POR FAVOR.

Gleydson disse...

MEU AVÔ QUE VEIO DE PORTUGAL CHAMAVA-SE GENERINO DELFINO COELHO, E SEUS IRMÃO SUMIRAM E OUTROS FICARAM EM PORTUGAL.

Gleydson disse...

SOU COELHO E QUERO ENCONTRAR MEUS PARENTES QUE MORAM EM PORTUGAL, OS MEUS AVOS E BIS AVÓS, DESEMBARCARAM EM MINAS E DEPOIS SE SEPARARAM, NOSSA FAMILIA É GRANDE MAS PRECISO ENCONTRALA PODE AJUDAR, POR FAVOR.

Anônimo disse...

quero encontrar os parentes de meu esposo José carlos coelho, me chamo Fatima, moro em Santo Angelo e sou casado com José Carlos Coelho. Bem, o que me leva a escrever é o mesmo sobrenome de meu esposo tem "coelho". Meu esposo tem este sobrenome da mãe biologica dele. Quando ele tinha 7 meses ele foi deixado na porta da casa da minha sogra, mae adotiva, em Caxias do Sul. Junto com ele também deixaram uma menininha de 2 anos, Rosali das Graças Coelho, irmã dele. Os mesmos foram deixados com as certidões e duas mudas de roupas. Mais tarde minha sogra conseguiu descobrir quem era a familia que havia deixado essas crianças lá, mas só conseguiu falar com a avó que disse que por necessidades tiveram que dar para adoçao e que eram mais irmaos que já haviam sido dados, adotados, por pessoas de outros estados também. A Rosali é gemea com outra menina , Maria Renilda, e foram separadas na adoção. Minha sogra os registro no nome dela mas o sobrenome continuou o mesmo. Ela nunca mais procurou a familia deles e eles quando adultos
nunca encontraram ninguém. Como havia mais irmãos, segundo disseram eram uns quantos, a cada pessoa com sobrenome coelho, meu esposo pergunta se é parecido com ele. Meu esposo tem hoje 50 anos, e o meu maior sonho é conseguir encontrar algum de seus parentes, já que sei que ele tem este desejo. Não temos interesse financeiro algum. Por favor se em sua familia há alguma história parecida com esta entre em contato conosco. Sabemod que esta familia deve ter andado por varias cidades, pois no registro de minha cunhada ela é natural de Lages SC.
Atenciosamente Fatima

Elitte Ar Condicionado disse...

Olá Pessoal eu tbm fasso parte dessa famila meu nome é Rafael Coleho de Abreu Sou de Limeira SP meu pai é de Minas Gerais da cidade de 03 corações
abraços a todos os coelhos

Elitte Ar Condicionado disse...

Olá Pessoal tbm fasso parte dessa familia meu nome é Rafael Coleho de Abreu meu pai é de Minas Gerais da cidade de 03 corações abraço a todos os coelhos ai

Home sweet home disse...

Satyro Coelho de Moraes meu tio avô,
Uma das personalidades mais importantes daquele período, em que tudo estava pra ser feito, Satyro desempenhou atividades políticas e comunitárias. Sendo farmacêutico, preenchia com eficiência a falta de médicos na região. Filho de Francisco Coelho dos Santos e Beralda Cândida de Moraes, nasceu em 12 de Janeiro de 1881 em Passatempo MG, teve sua formação de prática de farmácia com João Ernesto de Coelho em Monte Santo de Minas.

Satyro chegou em São João da Fortaleza em 1909, e no dia 4 de Novembro inaugurou a Farmácia São José, esta 51 anos depois encerraria suas atividades em 1960.
Casado com Leocádia Xavier da Silveira de Moraes, teve um filho, José Luiz de Moraes. Pelos serviços prestados à população principalmente os relacionados a assistência médica, Satyro acabou por merecer incontestável confiança e reputação. Chegava até mesmo assinar atestados de óbitos que como de hábito, eram previamente firmados por duas testemunhas.

Tendo demonstrado importante atuação política, foi ligado ao Partido Republicano Mineiro, integrado pelos fazendeiros e apelidado de “Partido dos Cabeçudos” Esse relacionamento se firmou ainda mais após ter recepcionado, introduzido e orientado o desempenho do médico recém chegado José Pedreira de Freitas formado na Bahia.
Este inclusive, acabou por se casar com Alcina, filha caçula do Coronel Cândido de Souza Dias.Seu filho embora formado em Engenharia Agronômica, substitui-o nos afazeres da farmácia. Tal como o pai, José Luiz granjeou estima e reconhecimento da população que o elegeu Prefeito. (Nosso primo Coelhinho, lembra?)
Por hoje chega né? Ah! Satyro morreu em 1962.

marcos disse...

Até o momento,a única coisa que encontrei sobre a família COELHO no Brasil é o livro:"REVISTA GENEALÓGICA LATINA" Volume XVIII/XIX- Ano de 1966 a 1967.Página 33- Barão de Cocais(Feliciano Pinto Coelho da Cunha-11797/1869)-Mini-genealogia.Acredito eu,que os Coelho,são nada mais nada menos que cristãos novos,vindos provavelmente da ilha de Açores.Essa região foi conquistada pelos Escandinavos,o que explica,o motivo de muitos Coelhos e Rezende no Brasil,serem loiros e de olhos verdes.Em Desterro de Entre-Rios,no Campo das Vertentes por volta de 1878, havia o Alferes Fortunato Antônio Coelho(Juiz de Paz/Subdelegado) e Gabriel Anônio Coelho.É provável que possuem o sangue-azul do Barão de Cocais.Seus descendentes estão em Desterro de Entre-Rios e Passa Tempo.Existe um livro raro intitulado:"Os Pinto Coelho da Cunha", de Wendel Albert Oliveira Pereira.

Anônimo disse...

tenho duvidas e baten muintossobre nomes com o da minha familia somos parentes entao vamos nos comunicar e achar nosa familia perdida somos os mais geniais de todos vamos juntarmos

luiz otavio dias coelho disse...

Oi, me chamo Luiz Otávio Dias Coelho, meu pai Antonio Coelho da Silva, Minha avó Maria Coelho e meu falecido Bisavô João Coelho - Somos de Minas Gerais.

Anônimo disse...

Jorge Franco Coelho Dias

Alessandra Coelho disse...

olá, me chamo Alessandra coelho Travaglia,meu pai Levino Miranda coelho e meu avô José Padim Coelho.
Sou nascida e criada no RIO DE JANEIRO-BRASIL. E ADORARIA CONHECER MAIS SOBRE NOSSO SOBRINOME

José Luiz Braga Coelho disse...

Olá,o meu é José Luiz Braga Coelho e como pode ver meus antecessores eram portugueses, Braga meu avô materno e Coelho meu avô paterno.
O meu avô materno chamava-se José Paula Cena( em homenagem a sua parteira) Coelho Braga(cidade de sua origem Braga) e que veio para o Brasil, com o seu irmão mais velho de nome Pedro com o mesmo sobrenome e apelido. Tendo 18 anos de idade, se separou do seu irmão que ficara no Rio de Janeiro, e se enveredou pelos caminhos de Minas até chegar à Zona da Mata, na pacata cidade de Rio Casca, onde conheceu Darcíria de Souza Vieira, também de descendência portuguesa e que veio a ser minha avó, mãe de Célia Vieira Braga,minha progenitora, que casara com Raimundo Coelho Netto,meu pai, e adotara Coelho o apelido dele,ao seu nome passando para Célia Vieira Braga Coelho. Portanto pode-se ver que tenho bastante sangue português.

Raimundo Coelho disse...

Boa noite!!

Sou Raimundo Coelho de Araujo, moro em Barreiras-Ba. Há muito venho tentando descobrir minhas origens, já li a essa matéria que falam que somos de origem Portuguesa,más, gostaria de saber mais sobre nossa origem. Tenho Orgulho de ter esse sobre nome COELHO.